CAPOEIRA BRASIL DAS GERAIS
MESTRES
MARZINHO CAPOEIRA E FERNANDO KELLER
PRESERVAÇÃO DOS COSTUMES DA CAPOEIRA
Falar de capoeira é falar de tradição. Entre os Mestres o termo significado primordial. A tradição que antes era uma grande importância na formação de um capoeirista, tornou-se algo particular de cada grupo. Cada um segue sua filosofia, que às vezes chega a desvirtuar os verdadeiros ensinamentos dos antigos Mestres.
Nos dias atuais o que mais se vê são os batizados “coloridos”, onde os convidados jogam com camisas de cores variadas e os batizandos jogam de cor branca. Não será isso uma ruptura de valores e tradições? Pois sabe-se que o uniforme branco e a festa do batizado fazem parte da cultura da Capoeira Regional criada por Mestre Bimba. É a função dos Mestres preservar esta tradição, uma vez que, são eles os responsáveis pela conservação e difusão da arte.
A ruptura das tradições muitas vezes se deve a má formação de um aluno que não teve suporte necessário para respeitar, compreender e valorizar a tradição. Entra aí o papel do Mestre que tem função de ensinar seus alunos, não só a técnica, mas também a filosofia e os costumes da capoeira.
É dever de todo capoeirista lutar pela preservação dos ritos e costumes para que esta arte do presente não se distancie do passado.
