CAPOEIRA BRASIL DAS GERAIS
MESTRES
MARZINHO CAPOEIRA E FERNANDO KELLER
MESTRE MARZINHO CAPOEIRA
Fundador da Capoeira Brasildas Gerais (1998), Ilmar Xavier Santos, Mestre Marzinho Capoeira, iniciou-se na Capoeira na década de 80, com Nelson Álvaro Barbosa (Mestre Nelsinho), que por sua vez foi aluno do Mestre Ricardo Pena Machado (Mestre Macaco), fundador do grupo Ginga.
Mestre Marzinho Capoeira recebeu os ensinamentos do Mestre Nelsinho até a graduação de Contramestre. Posteriormente fundou seu próprio grupo ,o Arte Minas Capoeira. Promoveu grandes encontros com Mestres renomados de todos o Brasil. Com o passar do tempo sentiu a necessidade de reforçar o seu grupo,associou-se então à Capoeira Tribal de Vila Velha(E.S). Em 29 de Agosto de 1998, formou-se a Mestre, tendo como padrinho o Mestre Reinaldo de Belo Horizonte/MG.
Depois de alguns anos associados, resolveu-se desvincular para fundar seu atual grupo, Capoeira Brasil das Gerais. Rodou o Brasil, ministrou cursos nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Em 2003, na cidade de Curitiba no Paraná, gravou seu primeiro CD, com músicas de sua autoria.
Morando atualmente em Ribeirão das Neves/MG, desenvolve projetos de inclusão e conscientização social em escola públicas e academias, seguindo conceitos inovadores, mas sem descaracterizar os fundamentos tradicionais da capoeira.
Mestre Marzinho Capoeira acredita que através de trabalhos de conscientização e arte, seja possível semear valores éticos entres seus alunos e despertar neles o interesse pela cultura, bem estar pessoal e principalmente o trabalho em equipe.
MESTRE FERNANDO KELLER
Natural de Teófilo Otoni - MG, Mestre Fernando Keller nasceu em 06 de setembro de 1967. Iniciou capoeira na adolescência, através do projeto CIAME (Centro Integrado de Atendimento ao Menor).
Em 1995, Mestre Fernando conheceu o Mestre Marzinho em um curso ministrado pelo Mestre João Pequeno (BA) em Teófilo Otoni. Após uma conversa os dois resolveram unir, Fernando se afiliou ao grupo Arte de Minas Capoeira, Fundaram a Capoeira Brasil das Gerais .
Ao longo dos anos Mestre Fernando foi seguindo seu caminho,recebeu sua corda de professor e assim continuava sua trajetória. Em 2005 ele recebeu sua corda de mestre. Se tornando então o primeiro e, até então, único mestre de sua cidade.
Atualmente é um profissional de Educação Física, proprietário de uma academia, onde dá aulas de ginástica, capoeira e musculação.
Mestre Fernando vê a capoeira como fonte riquíssima de instrumentos biopsicossociais capaz de aperfeiçoar o crescimento humano. Se diz grato à capoeira por oportunizar a ele uma vida feliz.
CONTRAMESTRE FAÍSCA
Carlos Bruno, nascido em 1982, é natural de Bom Jesus da Lapa BA, onde teve seu primeiro contato com a capoeira, aos oito anos de idade, na rua, em frente a casa da professora Alessandra Guerreira, hoje mestra, formada por mestre Fazinho. No final do ano de 1993 mudou-se para Ribeirão das Neves MG. Trenou por aproximadamente cinco anos no grupo Guerreiros do Abaeté eu Bahia no bairro Veneza.
Nunca interrompeu sua trajetória com a capoeira, rodou grupos como Negaça, Cais da Bahia e Academia de Capoeira Guerreiros da Senzala (Grito de Liberdade mestre Sacy), onde pegou a graduação de instrutor 1° grau em 2000 e permaneceu em torno de três anos.
Retornei ao Grupo Guerreiros do Abaeté em 2003 onde fui graduado a Professor com supervisão do Mestre Maurício e Mestre Sombra, no mesmo ano comecei um trabalho voluntário com a Capoeira na Casa de Retiros Vila Fátima em um projeto da filantropia do Colégio Loyola, chamado Semente; no dia 08 de Outubro de 2004, fundei o GRUCAGI/MG (Grupo de Capoeira Arte Ginga de Minas Gerais).
Finalmente no ano de 2008, depois de muitas conversas com o mestre Mazinho, companheiro de faculdade, como já conhecia seu belíssimo trabalho há mais de dez anos, resolveu desativar seu Grupo Arte e Ginga para caminhar com a família CBG, hoje é Contramestre e formado em EDUCAÇÃO FÍSICA.
CONTRAMESTRE TICO TICO
Rodrigo Ferreira de Souza, nascido em 10 de outubro de 1986, em Teófilo Otoni, começou se interessar pela capoeira quando viu pela primeira vez o mestre Fernado Keler jogando na Praça Tiradentes, em sua cidade. Inicou-se na capoeira em 1995 no extinto Grupo Arte Minas Capoeira, hoje Capoeira Brasil das Gerais.
Em 2006 se formou Instrutor e em 2013 se formou contramestre e se sente um capoeirista realizado. "Tenho alegrias, amigos com quem posso contar sempre que precisar porque a capoeira é uma família. Devemos respeitar todos que estão ao nosso redor", afirma ele.
Atualmente é um profissional de Educação Física, formado pela UNEC e proprietário de uma academia, onde dá aulas de musculação.
Tico-Tico,ciente de seu crescimento e otimista com seu futuro, atribui aos Mestres Fernando Keller e Marzinho Capoeira parte de seu sucesso e amor pela arte capoeira. "Agradeço á estes dois mestres por terem me ensinado essa arte tão querida, tão calosa que é a capoeira. Obrigado por vocês fazerem parte dessa minha alegria".




