CAPOEIRA BRASIL DAS GERAIS
MESTRES
MARZINHO CAPOEIRA E FERNANDO KELLER
ORIGEM DA CAPOEIRA
ARTE SECULAR
A capoeira surgiu na época da escravidão, relacionada à malandragem e religiões, era considerada uma forma de luta disfarçada em dança e ritual, onde associavam as músicas e ritmos de candomblé, religião dos negros africanos. Capoeira era nome dado aos locais de mato baixo (mato ralo), entre árvores, onde os escravos fugitivos treinavam este tipo de luta e daí o nome. Esta prática foi levada para as ruas após a abolição da escravatura, quando foi proibida por lei e revogada somente em 1930, começando a ser praticada dentro de recintos fechados.
Em Salvador, o Mestre Pastinha abriu sua primeira academia de capoeira angola em 1941. Em 1972 iniciou um trabalho com os capoeiristas do Rio de Janeiro para enquadrar a capoeira como esporte nacional. A partir daí aumentaram o número de academias em todas regiões do Brasil praticando a capoeira regional, que instaurou a hierarquia dos cordões na formação dos alunos.
A partir dos anos 80, a capoeira angola é redescoberta. A partir de então os angoleiros esquecidos como os mestres João Grande e João Pequeno, discípulos do Mestre Pastinha, passaram a ter valor e além de firmar a atividade no território nacional ganharam também reconhecimento no exterior.

